Direitos do consumidor
O consumidor tem direito à Informação como o Conhecimento dos dados indispensáveis sobre produtos ou serviços para uma decisão consciente; o direito a Ser Ouvido: os interesses dos consumidores devem ser levados em conta no planeamento e execução das estratégias e sistemática das organizações; o direito à Segurança: Garantia contra produtos ou serviços que possam ser nocivos à vida ou à saúde; o direito à Escolha podendo ter a opção entre vários produtos e serviços com qualidade satisfatória e preços competitivos; o direito à Indemnização com reparações financeiras por danos causados por produtos ou serviços; direito a um Meio Ambiente Saudável para que consigam defesa do equilíbrio ecológico para melhorar a qualidade de vida agora e preservá-la para o futuro; o direito à Educação para o consumo tendo meios para que o cidadão poça exercitar conscientemente sua função no mercado e direito a Bens e Serviços Básicos com a garantia de acesso à alimentação, saúde, educação e habitação.
Deveres do consumidor
Dever de informar-se, Dever de bem usar, dever de resistência, dever de cautela, dever de previsão, dever de responsabilidade, dever ecológico, dever de reclamar, dever de solidariedade.
Andre Tavares 28048
15 de março de 2009
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