14 de janeiro de 2009

Caracterização da disciplina - Psicologia e Sociologia

O estudo desta área do conhecimento permite a aquisiçao de instrumentos fundamentais para compreender, por um lado, o comportamento humano, e , por outro lado, as sociedades contemporâneas - industrializadas, multiculturais e em permanente mudança - em especial, a sociedade portuguesa.
Desta forma, favorece-se o desenvolvimento nos alunos de uma atitude critica, melhorando o seu auto-conhecimento, fomentando o debate de ideias e a tomada de decisões e contribuindo para a formação integral do cidadão.
Assim, a disciplina de Psicologia e Sociologia visa possibilitar aos alunos o desenvovimento de conhecimentos, capacidades e atitudes que lhe facilitem a aprendizagem de competências - base associadas às qualificações visadas pelos respectivos cursos . De facto, num curso profissional revela-se muito importante a aquisição de uma dimensão instrumental, bem como o desenvolvimento de uma maturidade psicossocial que leve o aluno a melhorar as suas competências relacionadas, fundamentais para a compreensão dos contextos organizacionais de trabalho dos futuros técnicos.
Assim, esta disciplina deverá transmitir um conjunto de saberes humanísticos, científicos e técnicos no sentido de desenvolver as competências dos alunos orientados, nomeadamente, para uma percepção auto-crítica optimizadora das suas capacidades funcionais que lhes permitam quer uma efectiva inserção no mundo do trabalho, queres o exercicio responsável de uma cidadania activa.
Texto escrito por : Daniela Ribeiro Nº 28052

6 comentários:

11ºE disse...

Ao início achei que o blogue, principalmente o hi5 não iriam ter muita adesão, ou porque não gostamos de expressar e mostrar os nossos sentimentos ou por outra razão qualquer!
Mas não! Na minha opiniã foi uma ideia excelente.
Para mim, o blogue, é como um local, onde posso publicar todos os meus medos, os meus sentimentos, as minhas incertezas, tudo o que me leva ao mais profundo sofrimento ou então á maior de todas as felicidades.
A vida é inconstante e incerta, não se prevê o dia de amanhã, não sabemos se amanhã ainda poderemos dizer "Amo-te" ou "Adoro-te", ou olhar o sol, a lua, olhar o mundo e estar com quem amamos.
E o blogue é isso, é escrevermos em frente ao computador tudo o que sentimos e que queremos que perdure ou se apague para sempre de nossas vidas, sem pensar no amanhã ou pensar nele como incerto!
Adorei este projectoe espero que continue!
Ás minhas colegas quero agradecer todos os textos lindos que publicaram, fizeram pensar em muitas coisas, deram opiniões diferentes, fizeram por vezes chorar.


Vera Mónica, 11ºE Escola secundaria de Arouca.

11ºE disse...

A ideia da criação de um blog surgiu da professora Diana Tavares. Desde o princípio que achei a sugestão emocionante e empolgante, adorei a ideia de podermos transmitir os nossos pensamentos mais profundos, recorrendo à arte que me move, que me permite sentir a plena felicidade em toda a sua plenitude: a escrita. É certo que, inicialmente, não entendi o significado do blog, mas, para mim, tudo o que envolve a escrita merece a mais intensa aprovação.
Devo dar os parabéns à Marina, criadora da página à qual ela denomina por "Nossa Casa", pelo excelente trabalho. O blog é maravilhoso a nível estético.
Mas deixemos a estética de parte e toda a sua subjectividade, centre-mo-nos no conteúdo filosófico.
Após a criação da página na Internet demorou um certo tempo até publicarmos algo, mas, finalmente, as ideias nasceram em cadeia e os textos, poemas, excertos, imagens, foram surgindo, uns após os outros, complementando-se de uma maneira harmoniosa e perfeita. E aí entendi, entendi finalmente o porquê da utilização de novas tecnologias para espalhar os peculiares e ainda inocentes pensamentos característicos da adolescência: se formos a ver, se analisarmos bem, tudo contém a magia da Filosofia, tudo é relativo, tudo merece ser avaliado, independentemente da idade e da maturidade de quem avalia, tudo tem estonteante interesse. Acrescento também, o facto de me ter apaixonado por aquilo que foi publicado no blog, definitivamente não são pensamentos de adolescentes, são pensamentos provenientes de espíritos abertos, inteligentes, merecedores da maior atenção.
Parabéns, muitos parabéns pela beleza que têm proporcionado ao Mundo com a excélcia maravilha do que escrevem!
Verónica 11ºE Escola secundária de Arouca

11ºE disse...

Tudo começou com jeitos tímidos, ninguém sabia o verdadeiro e real conteúdo que devia-se colocar no blog, mas a pouco e pouco foram aparecendo pequenas coisas.
Quando foi proposta esta actividade simplesmente sorri, juntou-se o útil ao agradável, o meu vicio pela Internet e a minha paixão pela Filosofia.
Fui eu quem criei o blog e publiquei a primeira postagem, ainda hoje me sinto orgulhosa por isso, todo este mundo tornou.se no meu lar, uma segunda casa em que me aconcheguei e sinto-me feliz por fazer parte dela, tenho uma família enorme, umas meninas adoráveis que largam as suas palavras por entre sorrisos e brilhos e eu delicio-me com tudo o que escrevem e tento sempre comentar a favor ou contra.
A meu ver esta iniciativa foi uma mais valia para todos nós, isto porque trocamos palavras umas com as outras e principalmente ficamo-nos a conhecer melhor e isto levou a que se criasse amizade, a verdadeira amizade.

Parabéns por tudo isto,

Marina nº11 11ºE escola secundaria de Arouca

11ºE disse...

Ao principio, não estava muito receptível a ideia de ter de participar num blogger! Nunca o tinha feito, nem me interessava por essas coisas, porque é que o tinha de o fazer agora?

Mas a medo, fui visitando-o. Depois de duas ou três visitas fiquei cativada e viciada. Quando dei por mim não resistia a comentar, a ler, a escrever...
Agora o Blogger para mim é uma espécie de diário aberto.

Lá, sinto-me a vontade para escrever. Lá, sinto que me compreendo melhor a mim e aos outros. Lá sinto que percebo alguns sentimentos. Lá, eu sinto-me bem. Lá, eu sinto!

E o que ao principio era maçudo agora é um gosto! Fico orgulhosa em ver toda a evolução, todas as participações, todos os desabafos. Mas acima de tudo toda a cumplicidade e amizade que se foi fortalecendo. Agora todas de mão dadas seguimos um melhor rumo...




Carla Vieira da Silva, Escola secundária de Arouca

Bonifacio disse...

Olá estamos em conjunto a publicar uma mensagem para o nosso blog, em função de abordarmos um pouco o que estuda a psicologia.
Com informações adquiridas na sala de aula, resumimos que: a psicologia é um estudo cientifico que dita a maneira de nos expressarmos, através de actos ou expressões. São estudos de comportamentos normais e patológicos do ser Humano.
A psicologia divide-se em várias áreas que são: psico-fisiologia, psicologia do desenvolvimento, psicologia da personalidade e psicologia clinica.
Agora, sabemos também que a psicologia é vista de vários modos, já não se vê só como uma disciplina académica.
Acabamos assim o nosso comentário através do estudo que efectuamos em conjunto com a ajuda do nosso caderno diário.

Realizado por:
Maria José nº 28057
Pedro Bonifácio nº 28058

Docente:
Diana Tavares

1º Comunicação 2008/2009
Escola Profissional do Infante

Comuniçao- EPI disse...

Olá (:
Estamos aqui presentes eu a morena e a patinha para fazer um grande comentário.
Mas como nao dizemos nadinha de puto (..) :s

Estamos muito entusiasmadas para saber mais sobre a disciplina e aprender mais com ela.
A prof's Diana parece ser uma tipa ri-fixe :D
Espero que goste de trabalhar com a nossa turma,porque nós esperamos o mesmo.

UM grande beijinho das 3 alunas RITA, ANDREIA E CATARINA (: